sábado, 29 de outubro de 2011

HOT PARK

Não fique de fora!

Vagas LIMITADAS...
Garanta já a sua!
Saída: 09/11/2011 as 06h:00min 
Para maiores informações procure a Coordenação.



Informativo aos Pais

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Violência nas escolas se torna uma realidade inquietante


      

 A violência nas escolas é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade do corpo docente e discente . Todos os dias deparamos com várias faces da violência, seja na rua, na escola e até em casa. Analisar a violência escolar como uma realidade inquietante. No Brasil, percebe-se a existência de crianças e de adolescentes deixando a escola pelo crime, e constata-se como problema social. A opinião pública fica inquieta, e certamente influenciada pelo impacto que o rápido crescimento da criminalidade urbana exerceu e vem exercendo sobre o comportamento coletivo, e passa a suspeitar de um envolvimento crescente e inexorável dos jovens com o crime. A definição de violência  se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.
É importante refletirmos a diferença entre agressividade, crime e violência. A  agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja , o indivíduo  que é vítima de violência constante têm dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites  porque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar.  O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento.  Ele possui "os padrões de educação contrários às normas de convivência e respeito para com o outro ." ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)   A construção da paz vem se apresentando em diversas áreas e mostra que o impulso agressivo é tão inerente à natureza humana quanto o impulso amoroso; portanto é necessária a canalização daquele para fins construtivos, ou seja, a indignação é aceita porém deve ser utilizada de uma maneira produtiva.
O crime é uma tipificação social e portanto definido socialmente é uma rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos. " Não reprovamos o ato porque é criminoso. É criminoso porque o reprovamos"(Émile Durkheim).
Violência pode ser também “uma reação consequente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetida” LEVISKY (1995)
  Todas essas definições são baseadas em estudos e pesquisas, porém cabe primeiramente a família “cuidar do seu rebanho”, façam a análise da parábola do Bom pastor e reflitam se vocês como pai e mãe estão sendo bons pastores para seus filhos. A sociedade está gritando para a paz, e esta tem que começar no lar.
 Até a próxima!!
 
Profª Karla Giselle
Redação/Texto/Literatura
Fund II/ EM

III Halloween Fest


Não Percam o III Halloween Fest do Colégio Pitágoras Flamboyant
04/11/2011  das 19h:30min as 23h:30min - no auditório

Traje: Venham a caráter

 Turmas: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Para maiores informações, procure a Coordenação!

Plantão Pedagógico - Ensino Fundamental I

 



Informamos que dia 28/10/2011 (sexta-feira) será o Plantão Pedagógico do Ensino Fundamental I Fase. Neste dia não haverá aula. Os professores estarão à disposição dos pais, das 08h00min às 11h00min, para entrega das atividades bimestrais, relatório do aluno e boletim.

Contamos com sua presença!



Para refletir...

        ”A necessidade de se construir uma relação entre escola e família, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o educando tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola.




Coordenação Pedagógica

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Informativo aos Pais



O Colégio Pitágoras Flamboyant, agradece a todos os visitantes pela participação no Blog.
Em apenas seis dias no ar o blog obteve mais de mil acessos.
Vejam a imagem abaixo.

Alunos, pais e professores, participem conosco.
Estamos a disposição para publicar seu material!

ENEM 2011

CONFIRA ABAIXO O GABARITO OFICIAL






terça-feira, 25 de outubro de 2011

TESES INÉDITAS COMO ESSÊNCIA DO SABER




Fazer uma reflexão sobre educação requer de nos educadores uma consciência que formule conceitos e visões que vão além da luta contra a própria esperança. E o que é lutar contra a própria esperança? É acreditar nas mudanças mesmo que pareçam hipotéticas.
            Desde os primórdios da educação com visões dos grandes filósofos, o saber  era o meio de transmitir  a visão do mundo, tudo que se vinha para o conhecimento tinha que ser aceito, hoje percebemos que a educação vive em declínios , pois a fase primordial que é a mudança a partir do conhecimento deverá ser adequada a uma realidade que se torne uma responsabilidade educacional, a qual se torna um suspense, pois ainda no Brasil não se perpetuou a cultura do saber.
A grande responsabilidade educacional de nossos governantes daqui para frente é valorizar os profissionais da educação, fazendo grandes investimentos para teses inéditas, pois só o inédito poderá ser suspense e assim o ato de educar terá que ter uma visão sistemática ( ensino) para possuir critérios cientificista. No  Brasil limita-se muito o inédito, prova disso é o pouco investimento e incentivo para Mestres e Doutores, o qual fica no óbvio,e o óbvio só é óbvio para quem ver.
Falar em educação apontando teorias para sua organização é muito fácil,agora investir no principal agente (docente) torna-se algo utópico, mas refiro em investimento em teses científicas, pois nunca se viu tanta propaganda para incentivo em licenciaturas, a qual poderá ser extinta, pois para ser professor primeiramente precisa ter vocação.
É importante refletirmos a educação a partir das problemáticas que envolve não só a falta de investimentos,mas a família, sociedade e cultura e tendo por finalidade o pleno desenvolvimento de um bem cultural que é o saber desde sua essência.
Até a próxima!!!

Profª Karla Giselle
Redação/Texto/Literatura
Fund II/ EM